terça-feira, 28 de julho de 2015

MODEM UNIVERSAL ISOLADO GALVANICAMENTE

Estamos divulgando aqui no blog parte do material que fizemos em forma de fascículo e que foi divulgado na lista QRP-BR do Yahoo.

   Desde a primeira edição da revista Radioamadorismo em Fascículos estamos divulgando circuitos para se fazer modalidades digitais através do computador. Neste pequeno manual divulgamos o último que montamos com pleno sucesso e de funcionamento garantido. Além de modos digitais como PSK, RTTY, SSTV, ele permite fazer CW “de verdade”, utilizando o jaque onde normalmente vai o manipulador (CW key).
    Antes de começar a esquentar o ferro de solda, algumas considerações para evitar dissabores: Primeiro, cuidado com curto circuitos em conectores PS2 e DB9 pois o espaço entre os pinos são milimétricos.
    Nossa principal preocupação foi com o perigo de se ligar sofisticados equipamentos de rádio em computadores, muitas vezes sem aterramento adequado, dando choques na lataria, etc. Por isso optamos por dois componentes fundamentais em nosso projeto: relês com bobina de 12 volts e transformadores isoladores de 600 ou 1000 ohms com relação de espiras 1:1.
    Em relação aos componentes, os únicos que procuramos na sucata (farta por sinal) foram os dois transformadores 1:1 chamados também de transformadores isoladores. Eles são encontrados em placas de FAX/MODEM antigos. Procure em oficinas de informática que eles te dão um montão delas. Os relês são encontrados em estabilizadores e nobreak.
    Os componentes são de fácil obtenção na sucata ou comércio eletrônico. Todos os diodos são 1N914 ou 1N4148. Os dois transistores são os comuns 2N2222 encapsulamento de plástico ou outros mais “parrudos”. Cuidado com a pinagem pois os da série 2N são invertidos em relação aos da série BC.
    Apenas dois trimpot são usados e seu valor não é crítico: o projeto original pedia de 10K mas utilizamos de 1K sem problemas. Eles controlaram muito bem o nível de sinal de entrada e saída do modem.
    Você vai precisar de quatro resistores de 1K, quatro de 2,2K, dois capacitores eletrolíticos de 2,2uF por uns 16 volts e dois capacitores cerâmicos de 100n por uns mil volts. Estes são maioria em placas de FAX/Modem e de estabilizadores.
     Abaixo a foto e o link para você baixar o material completo, visto que aqui no blog não dá para colocar os desenhos feitos pelo PCB Wizard com as trilhas da PCI. Nosso protótipo funcionou maravilhosamente bem no FT-817 recebendo modos digitais e transmitindo CW puro usando o jaque KEY do radinho. Seus comentários são bem vindos!


http://www.mediafire.com/view/7a11x1f05x7yxwd/modem_para_revistaNOVO.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário